Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.

MEDIA

MEDIA. NOTÍCIAS.

CORTIÇA MARCOU PRESENÇA NOS RELVADOS DO EURO 2016

14 Julho 2016

Nova solução da Corticeira Amorim para relvados naturais reduz o impacto das quedas dos jogadores em cerca de 40%

A Corticeira Amorim desenvolveu em parceria com a Natural Grass uma nova solução para relvados, já utilizada  em quatro estádios do Euro 2016, em França. Desenvolvida em parceria com a Amorim Cork Insulation, a  inovadora tecnologia AirFibr incorpora cortiça, relva natural e microfibras sintéticas, resultando num relvado mais resistente e que foi usado em vários estádios do Campeonato Europeu,  nomeadamente o  Parc Olympique Lyonnais,  em Lyon, o Stadium Municipal de Toulouse, o Estádio Geffroy Guinch, em Saint-Etienne - o palco do jogo de estreia da seleção nacional portuguesa contra a Islândia - e o Noveau Stade, em Bordéus, o cenário da vitória da seleção frente ao País de Gales.

 

O granulado de cortiça expandida usado na solução confere-lhe uma maior absorção ao choque, fazendo com que o contacto do jogador com o solo seja minimizado, uma inovação que resulta de um cálculo científico, possibilitado por uma instalação automatizada que absorve a energia e força exercidas pelos atletas no solo, adaptando o relvado às necessidades do desporto profissional.

Segundo testes comparativos  com os substratos das soluções tradicionais, existem diferenças claras na medida em que os relvados criados com base na tecnologia AirFibr são mais “amigos” das articulações do jogadores pois a base com cortiça (que substitui a terra convencional)  reduz os impactos em 40%. Neste âmbito, e para se garantir o desempenho consistente deste tipo relvados, é determinante a memória elástica característica da cortiça, que continuamente tenta recuperar a sua forma original, após a compressão.

Por fim, e graças à baixa condutividade térmica da cortiça, este é um material com uma notável capacidade de isolamento, o que aumenta a resistência dos relvados aos choques térmicos.

Paralelamente, e face a sistemas de relvados mais tradicionais, a tecnologia AirFibr tem como principais vantagens a preservação da relva e a elevada durabilidade, mesmo nos períodos sujeitos a grandes índices de pluviosidade.

Carlos Manuel Oliveira, Diretor Geral da Amorim Cork Insulation, alerta para o pós-Euro e para o ótimo estado em que se encontram os relvados, onde o granulado de cortiça expandida foi usado: “Após uma intensiva  utilização dos relvados durante os jogos, os estádios com a tecnologia AirFibr apresentam um excelente nível de preservação, um testemunho claro da sua resistência.”