Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.

MEDIA

MEDIA. NOTÍCIAS.

TECNOSUGHERI (DISTRIBUIDOR DA AMORIM CORK INSULATION) É PARCEIRO DA COMISSÃO DO SANTO SUDÁRIO EM 2015

17 Abril 2015

Tecnosugheri (distribuidor da Amorim Cork Insulation) é parceiro da Comissão do Santo Sudário em 2015 em virtude da parceria com a start-up be-eco do Politecnico di Torino, que ajudou a criar a Penitenzieria - local para penitência para os peregrinos que visitam o Santo Sudário, fazendo o isolamento da instalação.


Da colaboração entre o Comité do Sudário e a start-up be-eco, alojada na Incubadora de Empresas Inovadoras do Politecnico di Torino I3P, nasce um projecto de arquitectura sustentável concebido para a recepção de peregrinos que visitam Turim para a Exposição do Santo Sudário em 2015.

Aberto ao público desde o dia da Exposição lançamento na Piazza San Giovanni em frente à Catedral, o edifício serve como Penitenzieria - local de penitência oferecendo aos peregrinos no final da visita ao espaço do Sudário um espaço para um momento de silêncio.


O projecto

Para acomodar os peregrinos, a start-up be-eco, com quem a Tecnosugheri colaborara no desenvolvimento de soluções novas e inovadoras para o revestimento e isolamento, desenhou uma estrutura eco sustentável, em que o protagonista é o Aglomerado de Cortiça Expandida Corkpan no isolamento térmico e acústico.

A Penitenzieria, assim se chama ao edifício construído, foi construído com uma estrutura de suporte feita de madeira laminada, isolada com Aglomerado de Cortiça Expandida Corkpan e terminou com elementos externos em OSB produzidos em Piemonte numa das instalações de produção dos painéis mais importantes a nível europeu.

O edifício, um protótipo de arquitectura sustentável - ECO Home TM - foi feito com base no Protocolo ITACA, graças à colaboração técnica de iiSBE Itália, e estará três meses na Praça San Giovanni durante os quais será monitorizado em relação ao consumo de energia graças à colaboração com o Politécnico di Torino.

O Aglomerado de Cortiça Expandido Corkpan

O Aglomerado de Cortiça Expandida Corkpan foi utilizado na cobertura com placas de 100 mm de espessura, na estrutura de madeira com uma espessura de 60 milímetros, e no exterior 40 milímetros de espessura sobre a qual assenta a fachada ventilada.

A entrada do edifício é revestida com MD Fachada, para enfatizar a filosofia eco sustentável, que caracteriza todo o projecto.

O uso após o evento

A 24 de junho, no final da Exposição do Santo Sudário, o projecto irá fazer parte do Festival de Arquitetura na Cidade 2015 (30 junho - 4 julho), evento organizado pela Associação dos Arquitectos da Fundação de Turim (FOAT).

Download PDF