Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.

MEDIA

MEDIA. NOTÍCIAS.

PAVILHÃO DE PORTUGAL ACOLHE A MAIOR INSTALAÇÃO EFÉMERA DE CORTIÇA ALGUMA VEZ FEITA NO MUNDO

6 Julho 2017

Mega instalação de cortiça, um projeto liderado pelo conceituado arquiteto Manuel Aires Mateus, acontece no âmbito da 3.ª edição do Archi Summit e estará patente apenas durante dois dias – 6 e 7 de julho – na reconhecida “pala” do Pavilhão de Portugal.

O Archi Summit 2017 não será “apenas” o palco do único encontro de arquitetos, engenheiros e designers realizado em Portugal. Será, também, o mote para a maior exposição efémera de cortiça alguma vez feita no mundo, um projeto que irá envolver cerca de 5 mil blocos de aglomerado de cortiça expandida, um material 100% natural disponibilizado pela Amorim Cork Insulation, numa clara manifestação pela preservação do meio ambiente e do próprio sobreiro, a Árvore Nacional de Portugal.

Para que tudo ganhe forma, o gabinete de Manuel Aires Mateus, autor do projeto, bem como os SAMI de Setúbal, co-autores da obra, traçaram um objetivo ambicioso: cobrir 2 mil metros quadrados, precisamente a totalidade da área exterior do Pavilhão de Portugal, com cortiça. Esta área corresponde à conhecida “pala” do Pavilhão de Portugal, uma obra projetada pelo galardoado Álvaro Siza Vieira para a Expo 98.

No total, a intervenção ultrapassa os 760 metros cúbicos de cortiça, o que a torna a maior de sempre feita à escala mundial. O material selecionado para este projeto de grande escala – a cortiça – deveu-se à portugalidade do mesmo, enquadrando-se no evento na perfeição, já que a sua organização é 100% portuguesa (embora acolha visitantes de várias nacionalidades) e que decorre num edifício projetado por um dos maiores arquitetos portugueses.

Para além da cortiça, outros materiais foram utilizados para representar a história e a cultura portuguesa como, por exemplo, as cerâmicas da Margres (o main sponsor do evento) e da Love Tiles, ambas marcas líderes no fabrico de grés porcelânico em Portugal. Esta exposição encontra-se “no coração” da instalação de cortiça, o que, segundo Bruno Moreira, responsável pela organização do Archi Summit, “a torna ainda mais interessante, multifacetada e apelativa”.

Para o fornecimento da matéria-prima nada melhor do que a portuguesa Amorim Cork Insulation, da Corticeira Amorim, líder mundial no setor da cortiça. A empresa – que também patrocina o evento – prepara já uma mega-operação logística para viabilizar a entrega do material, o que implica a mobilização de infraestruturas, contingente humano e dezenas de camiões durante vários dias para o efeito.

Toda esta dinâmica partiu da organização do Archi Summit 2017 – o único summit de arquitetura em Portugal – e é processada sob a sua alçada. O evento vai já na 3.ª edição e decorre no Pavilhão de Portugal a 6 e 7 de julho, marcando o regresso de Álvaro Siza Vieira às conferências, bem como a visita de grandes nomes da arquitetura mundial como, por exemplo, Valério Olgiati.